Desafios

Somos de opinião que mais interessante que palestras e workshops, são desafios e concursos! Por essa razão, e já como vem sendo tradição, decidimos criar várias competições amigáveis. Destaca-te numa destas áreas mas, mais importante ainda, diverte-te!
Sorteio PS4
Passaste pelo CP2 e viste a empresa Accenture? Eles querem o teu Currículo! Envia-o para sei+cv@cesium.di.uminho.pt e habilita-te a ganhar uma PS4!
1.º Prémio
Sorteio Nintendo Switch
Lembras-te das badges que colecionaste? Tens mais do que 10? Ainda não? Garante um mínimo de 10 badges para te habilitares a ganhares uma Nintendo Switch! Já sabes, quantas mais Badges colecionares, mais hipóteses tens de ganhar! Não te esqueças de registar as Badges!
1.º Prémio
Maior Número de Badges
Durante toda a semana, podes colecionar badges por participares nas atividades, falar com empresas e oradores ou vencer desafios. E, em alguns casos, irás mesmo precisar dos teus melhores dotes de Sherlock Holmes!

Diverte-te e encontra os badges! Só os melhores colecionadores terão oportunidade de ganhar um destes fantásticos prémios.
1.º Prémio
2.º Prémio
3.º Prémio
4.º Prémio
5.º Prémio
Melhor Fotografia
Gostas de tirar fotografias? Então este desafio é para ti! Publica a melhor foto no facebook da SEI ou no instagram para vencer este desafio!

Para isso, no facebook usa a hashtag '#SEI18' em publicações públicas e no instagram identifica o @cesiuminho e certifica-te que tens o perfil público.
Prémio
DESAFIOS 1vs1
Desafia os teus amigos e vê quem é o melhor! Durante esta semana vamos ter uma competição com leaderboards que fazem reset diariamente. Se fores um dos participantes que ficou em primeiro ao fim do dia tens a possibilidade de ganhar um prémio espetacular!
Os 1vs1 consistem em 3 rondas onde cada ronda terá um desafio diferente. Terás no total 10 minutos para realizar essas 3 rondas. Caso não consigas responder a uma pergunta numa ronda não te preocupes! Podes sempre passar essa pergunta à frente e aproveitar o tempo para as outras rondas, mas cuidado quando passas a ronda à frente não terás possibilidade de voltar atrás por isso pensa bem antes de passares para o próximo desafio.
Terás de usar uma das linguagens disponíveis para o desafio de entre essas escolhe aquela em que te sentes mais confortável para conseguires ganhar ao teu oponente!

Boa Sorte!
Prémio
Desafio de Segurança CTF
Para participares, junta-te numa equipa de dois a três elementos e envia um e-mail para securitychallenge@cesium.di.uminho.pt com o nome da equipa, nome e emails dos membros.
Existe um servidor instalado no IP 193.136.19.39.
Abre o enunciado para saber o que fazer!
1.º Prémio
2.º Prémio
3.º Prémio
DESAFIOS DPUM
Gostas de desafios? Nós também, é por isso que durante esta semana vais ter de por as tuas capacidades à prova com 3 problemas que escolhemos para ti.
Para resolver estes desafios podes usar a linguagem em que te sentes mais confortável.
De forma a ganhar estes fantásticos prémios tens de obter o número máximo de pontos nos 3 desafios. O critério de avaliação é o número de caracteres (Codegolf) por isso tenta ser o mais poupado possível!
Os enunciados estão aqui e podes já começar a tentar arranjar a melhor solução! Estarão disponíveis durante toda a semana mas caso empates com alguém o critério desempate será a rapidez de submissão por isso despacha-te! Todos os desafios têm os mesmos pontos. O primeiro lugar tem 30 pontos, o segundo lugar tem 20 pontos e o terceiro 10 pontos.

A submissão será feita na plataforma Mooshak do Departamento de Informática, por isso não tens de submeter os três desafios aos mesmo tempo.

Desafio 1

Aqui temos o nosso primeiro desafio. Boa Sorte!
Vá, este desafio não é difícil, não te preocupes.

Critério de avaliação - Menor número de caracteres possível (CodeGolf)
Critério de desempate - Rapidez de submissão

Desafio 2

Temos aqui um desafio que te vai fazer ficar com água na boca!

Critério de avaliação - Menor número de caracteres possível (CodeGolf)
Critério de desempate - Rapidez de submissão
Desafio 3

Este desafio é um pouco difícil mas nada que tu não consigas!

Critério de avaliação - Menor número de caracteres possível (CodeGolf)
Critério de desempate - Rapidez de submissão
1.º Prémio
2.º Prémio
3.º Prémio
Badge Empresas
Prémios atribuídos aos maiores colecionadores de badges de empresas.
1.º Prémio
2.º Prémio
3.º Prémio
4.º Prémio
Desafio Machine Learning by PRIMAVERA BSS
De certeza que já te deparaste com aqueles momentos em que cada linha de código que escreves parece ser uma batata quente prestes a explodir no momento mais inoportuno. Longe vão os dias em que se programava com cartões furados em Cobol, mas mesmo assim as coisas ainda não são imediatas. Os bugs acontecem e tão cedo não vão desaparecer!

Mas...então, se o problema são os bugs...podemos tentar resolvê-los!

As possibilidades do uso de ML no tratamento de bugs são infindáveis. Desde colocar um sistema preditivo num IDE que detete um padrão e preveja que o programador irá introduzir um bug antes que o faça, até qualquer outra coisa de que te possas lembrar!

Mas, claro, ML não é nenhuma magia, tem uma lógica por detrás e tentar compreendê-la é o primeiro passo que quem quer ficar a saber mais sobre isto tem de dar!

"Tendo acesso a todas as linhas de código e todos os bugs e erros que um certo programador já fez, como farias para prever a quantidade de bugs e erros que um programa feito por ele terá no futuro?"

Envia a tua resposta até 09/02 para human.resources@primaverabss.com com o subject “Desafio SEI 2018”.
1.º Prémio
2.º Prémio