Desafio Machine Learning by PRIMAVERA BSS

Imagina que és um algoritmo de Machine Learning! Terás que nos dizer que padrões que encontras num código qualquer. Mas lembra-te: estes algoritmos são muito inocentes, eles não entendem nada do problema, para eles não há diferença entre um bug e uma batata. São soluções "à engenheiro" que observam todos os pormenores dos dados e encontram padrões por vezes totalmente absurdos; outras vezes totalmente lógicos e surpreendentes!
FORMATO DA RESPOSTA

Documento único, máx. 2 páginas, em que explicas todo o teu raciocínio de forma sintética e clara. São valorizadas respostas em esquema, infografia ou formato equivalente.


ASPETOS A INCLUIR

  • Variáveis:

    Identifica e descreve as variáveis que consideras relevantes para estudar esta questão com Machine Learning. Por exemplo, o número de caracteres numa linha de código, número de linhas por ficheiro, número de ficheiros por projeto, número de funções por Classe (se aplicável), etc...

    És tu que decides as variáveis que deves usar e os diferentres graus de importância que lhes dás. Deves justificar o porquê das variáveis e dos diferentes pesos que atribuíste.


  • Padrões:

    Com as variáveis que definiste anteriormente, que padrões conseguirias encontrar que te permitiriam prever bugs e erros? Por exemplo, será que, sempre que há mais do que 2344 caracteres numa linha de código em C de um certo programador, este cometeu um bug? Talvez sim! E que outros padrões achas possíveis com as variáveis que consideraste relevantes? Coloca hipóteses e mostra-nos o teu raciocínio.

    Valorizamos a criatividade e a astúcia dos padrões.


  • Aplicabilidade

    Em que situações achas que um mecanismo preditivo de bugs deste género poderia ser utilizado? Consegues-nos surpreender com alguma ideia original e criativa? Já demos a ideia anteriormente de incluir um sistema preditivo de bugs num IDE, mas as possibilidades são imensas. Como farias tu para melhorar a qualidade de software desenvolvido pelos programadores futuros com estes padrões que detetaste?


Em nenhum dos pontos acima há respostas certas ou erradas, os teus argumentos é que nos têm de convencer que as variáveis, padrões e aplicações que imaginaste realmente fazem sentido e poderiam existir no mundo real!
Envia a tua resposta até 09/02 para human.resources@primaverabss.com com o subject “Desafio SEI 2018”.

NOTA:

Não aches estranho este enunciado tão abstrato, é assim mesmo de propósito já que, como dissemos antes, estes algoritmos não conhecem nada do contexto do que fazem, por isso não seria justo se tu conhecesses!