Agenda

3 FEV - SÁBADO

CoderDojo

social

O CoderDojo é uma rede global de clubes de programação gratuitos e sem fins lucrativos com o objetivo de ensinar jovens dos 7 aos 17 a programar. Fundado em 2011 este movimento conta já com mais de 600 Dojos (clubes) dispersos por 60 países. Em Braga, desde 2013 que o CoderDojo Minho tem trabalhado de perto com vários jovens criando pequenas apps, websites, jogos, e outras plataformas. Os participantes, apelidados “ninjas”, aprendem assim com a ajuda de vários mentores que a programação é uma força capaz de mudar o mundo.

5 FEV - SEGUNDA

Sessão de Abertura

social

Sessão inaugural da edição deste ano. Será apresentado o calendário, os desafios e os parceiros da SEI. E, possivelmente, uma ou duas surpresas.

AI Stack

talk

Overview das aplicações de inteligência artificial e machine learning na pipeline da Unbabel.

Big Data - Present & Future

talk

O tema será iniciado com uma componente descritiva em torno do conceito de Big Data, o seu papel no presente e a evolução prevista (o porquê da necessidade, a linha ténue entre as soluções tradicionais de BI (ETL vs ELT, por exemplo) e as novas abordagens e alternativas/complementos que Big Data pode trazer, etc). Seguir-se-á uma abordagem às soluções Near Real Time e uma demo que mostre um exemplo concreto de tratamento de dados em escala significativa em Near Real Time.

Enterprise Architecture @ Sonae: let’s dive in?

talk

Nesta talk terão a oportunidade de conhecer com maior detalhe o papel da tecnologia no retalho e, especificamente, num contexto empresarial tão dinâmico como o da Sonae.

Fogos.pt - A história, a tecnologia e os problemas

talk

Uma conversa onde são apresentados alguns marcos históricos do Fogos.pt. A tecnologia por detrás e alguns problemas encontrados no caminho!

Software Inteligente

talk

A Inteligência Artificial, o Machine Learning e o Blockchain foram temas de grande destaque na Web Summit 2017 e são as tendências da inovação tecnológica da PRIMAVERA para 2018. Estas tecnologias fazem parte de uma visão para construir produtos inteligentes que servirá de orientação para o futuro do software de gestão da PRIMAVERA. Ficaste curioso? Então esta sessão é para ti!

How to work remotely and live wherever you want

talk

Job trabalha na GitLab e vem falar-te de como trabalha remotamente, permitindo-lhe viver onde quer.

Tabletop meetup

social

Encontro de amantes de jogos e aventuras analógicas!

6 FEV - TERÇA

Real-time webapps com Laravel e Pusher

workshop

Se tempo é dinheiro, poupemos F5s. As aplicações real-time crescem a cada dia e dotar uma aplicação destas tecnologias pode ser incrivelmente simples. Aproveitando a onda da crescente popularidade da framework web Laravel, vem desenvolver uma pequena aplicação integrada com o Pusher, um serviço de tecnologias realtime que vais querer integrar nos teus próximos projetos.

Machine Learning: Evening the Odds in the Digital Fraud War

talk

A era digital em que entramos, onde a conectividade massivamente sensorial e ubíqua está a indefinir os mundos físico e digital, está a traçar uma nova forma de viver, trazendo várias oportunidades e a promessa de um mundo melhor. Mas esta mudança radical traz também mais desafios, em que este mundo interconectado, onde tudo acontece num instante, facilmente se torna uma enorme plataforma de ataque para defraudadores e criminosos informáticos no geral. É, portanto, necessário haver igualmente uma abordagem alternativa para combater a fraude, suportada pelas mesmas ferramentas que dão forma a este novo mundo digital, onde a Inteligência Artificial tem um papel fundamental.

1v1 Tournament

talk

Desafios de programação 1v1. Comecem os duelos!

GitLab: One Tool for Software Development

talk

Filipa Lacerda e Pedro Moreira da Silva vêm falar-te de como a GitLab pode ser uma ferramenta útil para os teus projetos.

O estado da segurança em Organizações Modernas

talk

A segurança das organizações está cada vez mais ligada ao sucesso dos seus negócios. Esta palestra irá discutir a necessidade da realização de testes de penetração e simulação de adversários nas organizações e mostrar alguns exemplos práticos tanto defensivos como ofensivos para tornar as organizações e os seus negócios mais seguros.

What about the future?

Tertulia

Convidamos alguns dos professores mais carismáticos do nosso departamento para discutirem o futuro da engenharia informática. Não podes mesmo perder esta conversa!

Arraial de engenharia

social

Com bifanas e finos à venda, ao som do Dj Epirex, a Comissão de Festas de Engenharia Informática proporciona-te uma noite épica! Segue este evento no Facebook.

7 FEV - QUARTA

Building a Single Page Application

workshop

Neste workshop mostraremos como criar uma SPA (single page application) simples. Vamos criar um pseudo blog como validação do conceito. Para tal, usaremos Angular + ES6 + Webpack para o Frontend e Node.js para o Backend. Para além das instruções de como o fazer, vamos ensinar-te pequenas dicas para melhorar a performance e manutenção das coisas.

A journey through P2P land

talk

Uma viagem pela terra de sistemas distribuídos e topologias P2P, onde começamos com um projeto de smart office e aprendemos como pensar quando construímos aplicações assíncronas. Esta talk pode ou não incluir uma pequena introdução a Elixir.

Transforming Mobility

talk

A palestra “Transforming Mobility”, será feita uma abordagem sobre o nosso foco em trazer a próxima geração de veículos autónomos, cidades inteligentes e conectividade para a vida. Além disso, serão abordados outros temas como a nova tecnologia de condução autónoma, a redefinição da conectividade do infotainment e novas soluções inteligentes de mobilidade.

Android

talk

Francisco Franco vem falar-te da sua experiência em Kernel Android.

So you want to make videogames?

talk

O que é que o Wild West, a princesa Pêssego e um carro de observação Amtrak têm em comum? São coisas que podes encontrar quando embarcas na viagem de desenvolver videojogos como modo de vida. Desenvoler videojogos, profissionalmente, é uma opção de carreira que frequentemente é encoberta em mistério quando toca a operações diárias. Esta palestra visa, precisamente, desmistificar isto e explorar 5 formas diferentes de enveredar por uma carreira nos videojogos. Também levantará a cortina sobre o que realmente significa correr um independent game e VR studio em Portugal, cobrindo aspetos como studio financing, Steam market research e "the two Johns”.

DevOps no dia-a-dia de uma equipa de desenvolvimento web

talk

Com base nas boas práticas atuais, a Dipcode implementou a sua própria metodologia de desenvolvimento face à qualidade pretendida na concepção de software. Git, Docker, integração continua, code review, branches, serão alguns dos assuntos abordados nesta sessão que pretende partilhar os processos e ferramentas utilizados na empresa.

Ser-se 'Women in Tech'

Tertulia

O que é ser-se mulher na tecnologia? O que se poderia fazer melhor? Para responder a estas perguntas vamos conversar com verdadeiras ‘women in tech’ e partilhar experiências e opiniões sobre o tema.

Rally de LEI

social

O tradicional Rally das Tascas, evento social que pretende promover o convívio entre os participantes da SEI. Segue este evento no Facebook.

8 FEV - QUINTA

Android workshop

workshop

O Android OS é, atualmente, o sistema operativo móvel com maior penetração de mercado sendo o desenvolvimento de apps para este sistema operativo uma skill com bastante procura no mercado de trabalho. Com este workshop pretende-se fazer uma breve introdução ao desenvolvimento de aplicações nativas para Android, onde serão abordados alguns conceitos básicos, best practices e patterns necessários para o desenvolvimento de apps, com exemplos práticos através do desenvolvimento de uma app Android. Para participar neste workshop é apenas necessário conhecimentos básicos de programação, um computador com Android Studio instalado e boa disposição!

H20 - “The World’s Best Machine Learning Platform” overview

talk

Nesta palestra irá realizar-se uma introdução à plataforma H2O que torna Machine Learning escalável e acessível para extração de conhecimento de dados sem necessidade de experiência na implementação ou ajuste de modelos. Para além disso, será efetuada uma pequena demonstração usando a interface gráfica H2O Flow e a interação com R.

Everyone is excited to Bitcoin and Blockchain, shall I?

talk

Raramente encontras uma pessoa que não esteja a par da Bitcoin, até mesmo pessoas com alguma idade. E atualmente o mercado total de criptomoedas vai já em torno de um trilião de USDs. Isto é sem dúvida algo sério, que merece a nossa atenção enquanto 'nerds' da tecnologia. Nesta palestra, tentar-se-á brevemente apresentar a Bitcoin e a tecnologia de Blockchain em que está envolta, introduzindo alguns casos de utilização de real interesse, o seu uso e abuso, e tentando ajudar-te a responder à questão: toda a gente está entusiasmada com Bitcoin e Blockchain, também devo estar?

Building WebApps with React

talk

Introdução aos conceitos de frameworks JavaScript e como fazer uma aplicação em React.

Artificial Intelligence @ Accenture

talk

Machine Learning

AI&ML @Critical Software: A Guided Tour

talk

O uso de Inteligência Artificial e Machine Learning na indústria e no nosso quotidiano traz soluções a problemas que até há algum tempo eram muito difíceis de resolver, se não impossíveis. Vivemos novos e entusiasmantes tempos nestes campos tecnológicos, fazendo robôs pensarem, carros conduzirem autonomamente, sistemas interagirem em linguagem natural, só para nomear alguns. A Critical Software recentemente desenvolveu um departamento interno nestas áreas, com o objetivo de adicionar valor a soluções e serviços que já providencia. Esta apresentação dar-te-á uma visão geral das áreas AI&ML na Critical, os tipos de projetos a serem desenvolvidos, quais são as principais competências procuradas nas pessoas para estas áreas e os planos futuros que a Critical tem para AI&ML.

Into the Blockchain

Tertulia

Um olhar sobre a blockchain e as criptomoedas, onde abordamos a adopção, a legalização e a tecnologia que a suporta.

9 FEV - SEXTA

iOS - Facebook in 50 Swifty minutes

workshop

Neste workshop vai fazer-se um pequeno crash course em Swift onde vai ser desenvolvida uma aplicação iOS semelhante ao feed de notícias do Facebook. Além de conceitos básicos de iOS/Swift, vai falar-se de desenvolvimento de UI, estrutura do projecto e boas práticas.
Requisitos: Xcode 9 instalado e atualizado.

(Re)Cria o teu CV

talk

O currículo é o "cartão de visita" e o primeiro contacto do candidato com o empregador. Vem aprender algumas dicas para teres um CV implacável e diferenciador.

Progressive WebOops I Did It Again

talk

O que são Progressive WebApps? E mais importante, porque nos devemos importar? Cobrir-se-á a coleção de ferramentas que constituem uma PWA, assim como ferramentas que auxiliam o seu suporte e ainda tecnologias extra que fazem com que seja mais fácil de engolir ter de seguir protocolos. No final da palestra, estarás preparado para lidar com toda ou parte da tecnologia existente em qualquer aplicação sem teres uma grande dor de cabeça.

Engineering fashion with data

talk

O sucesso da Farfetch enquanto plataforma de eleição para compra de moda de luxo online assenta sobre uma equipa de engenharia de classe mundial, com uma mente especial para dados e números. Nesta apresentação será esclarecido o significado de Data, com D maiúsculo, para a Farfetch, assim como o modo como usam Data Science, Analytics e infraestruturas de Big Data escaláveis para revolucionarem a inovação.

Kotlin in 42 minutes

talk

Bem-vindo ao Kotlin, a linguagem de programação open source e estaticamente tipada para aplicações multiplatforma. Para começar, haverá uma introdução à linguagem, independente do alvo final, seja ele Native, JVM, Android ou JavaScript. Cobrirá a sintaxe básica, inferência de tipos, lambdas, classes de dados, DSLs estaticamente tipadas, e muito mais. Um introdução não é possível sem histórias e planos futuros. Adicionalmente, Eugene irá partilhar a sua própria experiência com Kotlin e vários projetos open source que criou com esta linguagem.

Encerramento & entrega de prémios

social

Cerimónia de encerramento da SEI, com a habitual entrega de prémios relativos aos concursos decorridos ao longo da semana.

10 FEV - SÁBADO

Hackathon

Concurso

A Hacktivate é uma maratona de programação gratuita, organizada pelo grupo Hackathonners em parceria com o Centro de estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho (CeSIUM), onde os participantes são desafiados a criar algo extraordinário em 24h.

61º Geek Girls Portugal

Meeting

Não percas o próximo encontro das Geek Girls, onde poderás conhecer as instalações da Smith Micro Portugal e assistir às sessões da Sara e da Leandra (sabe mais aqui). Este evento é gratuito, mas requer inscrição.

Hackathon

Concurso

A Hacktivate é uma maratona de programação gratuita, organizada pelo grupo Hackathonners em parceria com o Centro de estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho (CeSIUM), onde os participantes são desafiados a criar algo extraordinário em 24h.

11 FEV - DOMINGO

Hackathon

Concurso

A Hacktivate é uma maratona de programação gratuita, organizada pelo grupo Hackathonners em parceria com o Centro de estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho (CeSIUM), onde os participantes são desafiados a criar algo extraordinário em 24h.