Oradores

Durante esta semana, tens oportunidade de interagir com muitos oradores reconhecidos, nacionais, internacionais e de empresas notórias! Podes conhecê-los melhor aqui.
speakers/eugene.png
Eugene Petrenko Software Developer

JetBrains

Durante anos Eugene tem andado a divertir-se com Kotlin, tendo completado em 2013 o seu primeiro projeto. É apaixonado por linguagens de programação, tecnologias inovadoras e por tornar o mundo um lugar melhor. Eugene é developer na JetBrains, continuando a contribuir para muitos projetos open source e talks sobre Kotlin, Java, Go, .NET, Web e código nativo.
speakers/mike-elsmore.jpg
Mike Elsmore Developer, Technologist, Speaker & Community Organiser
Mike adora desenvolver o que ainda não foi desenvolvido, consertar o que já foi e fazer coisas invulgares através de uma mistura de código e força de vontade. Adora partilhar conhecimento em desenvolvimento rápido e bases de dados diferentes, qual feiticeiro moderno. É comum ser encontrado envolto em protótipos que combinam Javascript, tecnologias de servidores e API’s estranhas e misteriosas, quais resquícios de incantações antigas. Mike é também parte ativa da subcultura hacker, participando em hackathons e conferências de desenvolvimento.
speakers/filipa-lacerda.png
Filipa Lacerda Frontend Engineer

GitLab

Filipa é Senior Frontend Engineer na GitLab, focando-se em tornar fantástica a experiência com CI/CD (Continuous Integration/Continuous Delivery) para todos os que dela necessitarem. É apaixonada por desenvolvimento web, código bem escrito e ajudar pessoas da melhor forma que puder, procurando aplicar a sua mestria nas artes da engenharia para deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou, uma linha de código de cada vez.
speakers/joão-pina.png
João Pina CTO

MeshAPP

Criador do fogos.pt.
CTO da MeshApp, interessado em criptomoedas e não perdoa o XSS quando faz uma pesquisa.
speakers/francisco-franco.png
Francisco Franco Android Developer
Indie Android developer. Apps, Kernels, mutative design e muito mais desde 2011! Pensador “out-of-the-box”.
speakers/jobvanderVoort.jpg
Job van der Voort VP of Product

GitLab

Vindo da neurociência, Job iniciou-se no mundo da tecnologia criando uma startup, mais tarde trabalhando com a infraestrutura da Dutch IT e eventualmente acabou por se juntar à GitLab. Na GitLab fez de tudo, desde suporte, engenharia ou mesmo marketing, tendo, por último, se estabelecido como VP of Product, orientando o produto da empresa. No seu tempo livre, Job gosta de construir aplicações pequenas e úteis e jogar jogos de tabuleiro.
speakers/pedromoreiradasilva.jpg
Pedro Moreira da Silva Senior UX Designer

GitLab

Senior UX Designer na GitLab, uma ferramenta open source para o desenvolvimento de software, usada por organizações como NASA, Sony e Uber. Trabalhou em consultoras, startups e como designer independente. Apaixonado por transparência, trabalho remoto e design aberto.
speakers/miguelramos.png
Miguel Ramos Machine Learning Scientist

Unbabel

Já tendo trabalhado como investigador no L2F/INESC-ID Lisboa e no Language Technologies Institute da Carnegie Mellon University, Miguel trabalha actualmente como Machine Learning Scientist na equipa de inteligência artificial da Unbabel.
speakers/andre-rocha-eurotux.jpg
André Rocha Senior Web Developer

Dipcode/Eurotux

André Rocha tem mais de seis anos de experiência em desenvolvimento web. Integrou as equipas de projeto dos websites do Pingo Doce, Dinheiro Vivo, BPI Expresso Imobiliário, Unibanco, eVotUM e Vida Económica, entre outros. Formou-se em Ciências da Computação pela Universidade do Minho e é pós-graduado em Computação Paralela e Distribuída, complementado com Engenharia e Processamento de Linguagens. Adicionalmente, passou pela University of Texas at Austin para aprofundar o seu conhecimento em escalabilidade e optimização de software. Tem artigos sobre virtualização e clustering, assim como sobre análise e desenvolvimento de software, publicados em revistas científicas e apresentados em conferências de cariz internacional. Atualmente, integra a Dipcode, empresa do Grupo Eurotux, na área de Desenvolvimento Web, como Senior Web Developer. Quando não está a transpor as suas ideias para o software desenvolvido, gosta de se aventurar pelo mundo da culinária e de praticar desporto.
speakers/eduardo-afonso-aptiv.jpg
Eduardo Afonso Diretor de Recursos Humanos

Aptiv

Eduardo iniciou a sua carreira em 1991 como Engenheiro de Qualidade de Fornecedores. Em 2004 foi nomeado Diretor de Compras e em 2014 assumiu o cargo de Diretor de Recursos Humanos. Em 2017, Eduardo Afonso assumiu funções adicionais como HR Partner EMEA Operations Electronics & Safety.
speakers/paula-gomes-BitSonae.jpg
Paula Gomes IT Strategy & Enterprise Architecture Lead

BitSonae

Curiosa, dedicada, muito teimosa e, acima de tudo, feliz. Paula Gomes, licenciada em Ciência da Informação e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. Parece que foi ontem, mas já lá vão mais de 10 anos de um percurso profissional dedicado à organização empresarial, sistemas de informação, estratégia e empreendedorismo. Depois de uns anos a batalhar como consultora e muito direcionada para a indústria, decidiu voltar-se para o maravilhoso mundo do retalho. Há 4 anos que faz parte do universo Sonae, mais concretamente da Direção de Sistemas de Informação (BIT), onde lidera a equipa de IT Strategy & Enterprise Architecture (também conhecida pela "melhor equipa de sempre").
speakers/jose-carreiras-aptiv.jpg
José Carreiras Diretor do Centro de Desenvolvimento de Braga

Aptiv

José Carreiras iniciou a sua carreira em 1992 na Engenharia de Produção, tendo desempenhado funções em diversas áreas. Mais recentemente, em 2014 foi nomeado Diretor de Engenharia e em 2017, José Carreiras foi nomeado Diretor do Centro Técnico de Desenvolvimento de Braga.
speakers/nuno-barreto-xpandit.jpg
Nuno Barreto Partner & Big Data Lead

XpandIT

Nuno Barreto, licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e com um MBA na Universidade de Oxford, foi responsável por projetos de âmbito internacional em países como EUA, México, Argentina, Holanda e Portugal. É Partner da Xpand IT e responsável pela área de Data & Middleware Infrastructure.
speakers/ricardo-cardante-xpandit.jpg
Ricardo Cardante Big Data Developer

XpandIT

Ricardo Cardante, Big Data Developer na Xpand IT e atual aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática. Entusiasta de software open-source, tratamento de dados e arquiteturas NRT.
speakers/carlos-martins-wedo.jpg
Carlos Martins UX architect

WeDo Technologies

Engenheiro de software e profissional certificado em Usabilidade, Carlos Martins juntou-se à WeDo para ajudar a redesenhar a RAID’s UX. Carlos tem mais de 15 anos de experiência em development e arquiteturas de grandes aplicações web. Mais recentemente, focou-se no RAID.Cloud, para construção de soluções com SaaS (Software as a Service) simples, que ajudem companhias telefónicas a combater a fraude.
speakers/thomas-papa.png
Thomas Papa Game Developer

Mimicry

Thomas Papa é o fundador e diretor da Mimicry, uma companhia de videojogos, realidade virtual e desenvolvimento de software, em Coimbra. Thomas é experiente no desenvolvimento de jogos, estando a trabalhar na indústria desde 2007 e tendo-se iniciado na realidade virtual desde o lançamento dos primeiros headsets em 2013. É essencialmente responsável por design de jogos e Biz Dev (Business Development). É ativo na interseção entre arte e tecnologia, além de estar em permanente busca de tecnologia que permita novas formas de jogo.
speakers/raul-azevedo-wedo.jpg
Raul Azevedo VP for Product Development

WeDo Technologies

Raul Azevedo, depois de completar a sua formação superior em Ciências da Computação e Engenharia de Sistemas, teve uma rica e variada experiência enquanto líder de Sistemas de Informação, numa diversidade de setores como manufatura, tecnologia, retalho e banca. Hoje, Raul é o VP for Product Development da WeDo Technologies, supervisionando as equipas de Research & Development, Support & Maintenance e Cloud & Managed Services Operations.
speakers/miguel-domingues-primavera.png
Miguel Domingues New Technologies Researcher & Project Manager

Primavera

Licenciado em Engenharia de Sistemas Informáticos pela U. Minho, onde prosseguiu com pós-graduação, e Ciências da Computação pela Faculdade de Ciências da U. Porto. Iniciou a sua carreira no Centro de Estudos de Telecomunicações da Portugal Telecom e trabalha desde 2005 na PRIMAVERA BSS, onde tem tido um percurso ligado à área de inovação e novas tecnologias, como lead developer, researcher e project manager. Curioso e pragmático, sempre a par das mais recentes novidades tecnológicas, tem atualmente a missão de tornar os produtos PRIMAVERA inteligentes usando tecnologias realmente incríveis!
speakers/pedro-couto-accenture.jpg
Pedro Couto Senior Manager

Accenture

Pedro Couto, Senior Manager na Accenture Portugal, já confirmou a sua presença no dia 8 de fevereiro na SEI - Semana da Engenharia Informática na Universidade do Minho’18. Prepara-te para a sua palestra!
speakers/joao-vilela-smithmicro.jpg
João Vilela Android & Backend Developer

Smith Micro

João Vilela é mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática pela Universidade do Minho, sendo atualmente Software Developer na Smith Micro Software. Tendo já participado em vários projetos nacionais e internacionais e em desenvolvimento de produto, possui experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e soluções backend, sendo especialista no desenvolvimento de aplicações nativas para Android.
speakers/diogo-martins-nutrium.jpg
Diogo Martins Developer

Nutrium

Estudou Engenharia Informática na Universidade do Minho, sendo agora líder da equipa de desenvolvimento iOS no Nutrium.
speakers/daniel-malhadas-primavera.jpg
Daniel Malhadas Researcher

Primavera

Aluno finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Informática na Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso académico foi convidado a desenvolver alguns projetos para várias escolas da UM e foi também desenvolvendo um interesse particular pela área do Machine Learning. Está atualmente na PRIMAVERA a desenvolver a sua dissertação de mestrado sob o tema “Machine Learning aplicado à previsão da evolução financeira de uma empresa”, no departamento de Inovação e sob supervisão do Miguel Domingues.
speakers/daniel-teixeira-kpmg.jpg
Daniel Teixeira Cyber Security Senior Manager

KPMG

Daniel Teixeira é Senior Manager em Cyber Security na KPMG, especializado em testes de penetração e avaliação de vulnerabilidades. As suas áreas de foco são a simulação de adversários, emulação de tácticas, técnicas e procedimentos adversárias modernas, investigação e exploração de vulnerabilidades.
speakers/joao-gomes-farfetch.png
João Gomes Data Scientist

Farfetch

João Gomes é o Lead Data Scientist da equipa de Recomendação na Farfetch. Desde que se juntou à companhia, em 2015, tem ajudado no design e desenvolvimento de novos algoritmos, que potencializem a personalização de recomendações e descoberta nos vários canais da plataforma da Farfetch. Pessoalmente, gosta de Python, pandas, provocar, Porto (FC), porto (vinho) e usar aliterações inapropriadamente.
speakers/tiago-mateus.jpg
Tiago Mateus Diretor

Parpública

Tiago é jurista de formação e atualmente é diretor na Parpública e administrador do Hospital da Cruz Vermelha. Um dos seus principais hobbies consiste no estudo dos desafios jurídicos e económicos relacionados com blockchain, cryptocurrencies/tokens e inteligência artificial. Adoraria aprender código e defende que a programação deve ser incluída no currículo do ensino escolar básico e secundário.
speakers/miguel-amador.jpg
Miguel Amador Team Member

UTRUST

Miguel Amador é membro da equipa da UTRUST, uma plataforma inovadora de pagamento que permite aos compradores usarem as suas criptomoedas favoritas nos pagamentos, oferecendo-lhes em simultâneo a melhor proteção do mercado. Anteriormente, era Manager of the HealthTech and NanoTech Programs, na Startup Braga, uma incubadora e aceleradora de novos negócios em Braga, Portugal. É, também, candidato a Ph.D. em Sistemas de Bioengenharia no IST (Instituto Superior Técnico), em Lisboa, sobre o MIT Portugal Program, focado em políticas públicas que fomentem a inovação na saúde, usando dados reais. Em 2014, recebeu o prémio Fulbright Fellowship, do MIT Center, pela inovação biomédica. É também Vice-President do EIT Health Alumni, que visa ser a maior companhia europeia de inovadores na saúde.
speakers/pedro-duarte.jpg
Pedro Duarte Data Scientist

Performetric

Pedro Duarte, estuda Engenharia Informática na Universidade do Minho, sendo também Data Scientist na Performetric.
speakers/bruno-araujo-blip.jpg
Bruno Araújo Frontend Developer

Blip

Bruno Araújo foi aluno da Universidade Minho e é frontend developer na Blip desde 2015. Apaixonado por aplicações escaláveis e modulares, encontrou na Blip o local certo para continuar a trabalhar em JavaScript. Gosta de experimentar todas as frameworks JavaScript para poder dizer mal e odeia ‘spaghetti’ code.
speakers/goncalo-matos-blip.jpg
Gonçalo Matos Frontend Developer

Blip

Gonçalo Matos foi formado no ISEP em Engenharia Informática. Daí, seguiu e foi SQL Developer durante dois anos. Resolveu então trocar de ares e passou para Frontend Developer na Blip onde é aturado há, também, dois anos. Fundamentalista como é, o Javascript tornou-se a escolha ideal para chatear o maior número de pessoas. Gosta, então, de brincar com tecnologias novas de forma a poder dizer mal de todas as picuinhices que vê.
speakers/mendes.jpg
F. Mendes Developer

Subvisual

Fernando Mendes é um novo ex-aluno da UMinho. Fundador do Include Braga e voluntário no Coderdojo Braga, atualmente trabalha na Subvisual onde troca café por código profissionalmente.
speakers/francisco-neves.png
Francisco Neves Researcher

HASLab

Francisco Neves é um entusiasta do mundo das tecnologias web, ainda que ultimamente tenha mergulhado nas profundezas do kernel do Linux. A paixão pela programação para a web despoletou em si uma vontade imensa de contribuir para esse mundo. Atualmente é aluno de doutoramento e investigador no HASLab, centro I&D integrado do INESC TEC, e mantém a dedicação a pequenos projetos open-source e a gerir projetos nos Hackathonners, grupo que fundou com o objetivo de partilhar experiências e fomentar a aprendizagem de novas tecnologias através de organização e participação em hackathons.
speakers/ana-sampaio-farfetch.png
Ana Sampaio Frontend Developer

Farfetch

A Ana Sampaio estudou Engenharia Informática na Universidade do Minho. Tem trabalhado maioritariamente com tecnologias front-end, desenvolvendo aplicações web em AngularJS e ReactJS. Atualmente é Front-end Developer na Farfetch. Os projectos “open source” em que colabora são orientados para a comunidades offline, como é o caso do Girls Lean In. Faz parte da equipa do 10web, um podcast sobre tecnologias web.
speakers/sandra-costa.jpg
Sandra Costa Software Product Owner

Bosch Braga

Formada em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, terminou o seu doutoramento em Robótica em 2015, verificando o impacto da utilização de um robô humanóide, capaz de simular expressões faciais básicas como mediador de interações sociais com crianças com Perturbações do Espectro do Autismo e outro ser humano. Product Owner da equipa de SW da Bosch Braga responsável pela implementação das funcionalidades de comunicação e segurança de sensores de “Passive Safety”. Estas funcionalidades são implementadas segundo a arquitectura AUTOSAR e os sensores são utilizados em projectos de condução autónoma.
speakers/mariana-gomes.jpg
Mariana Gomes Co-founder & Managing Director

MUB cargo

Mariana Gomes lançou a sua primeira ideia de negócio em 2014, uma plataforma online que atualmente ajuda mais de 1000 artistas emergentes a divulgar as suas obras, chamada shairart.com. Após dois anos, decide fazer um MBA na Porto Business School. Foi aí que conheceu o resto da equipa de co-fundadores da MUB cargo (www.mubcargo.com), uma solução online que permite obter melhores preços para o transporte de mercadorias.
speakers/flavia-faria-gip.jpg
Flávia Faria

GIP - AAUM

Licenciada em Sociologia e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UMinho, é a técnica responsável pelo GIP (Gabinete de Inserção Profissional) da AAUM.
speakers/jno.jpg
José Nuno Oliveira Professor

Universidade do Minho

Investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) e professor do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
speakers/proença.jpg
Alberto Proença Professor

Universidade do Minho

Professor do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Professor catedrático desde 2001.
José Bernardo Barros, mais conhecido pelos seus alunos como JBB, é professor no Departamento de Informática da Universidade do Minho e Senior Researcher no HASLab/INESC TEC.
speakers/rui-marinho-uphold.jpg
Rui Marinho Software Engineer

Uphold

Rui Marinho é Engenheiro de Software na Uphold, projecto que ajudou a construir, e actualmente um dos responsáveis de engenharia da plataforma. Nos seus tempos livres dedica-se ao estudo nas áreas dele segurança e redes, conhecimento este que explora também nos seus projectos de automação em casa. Esta mistura de interesses dotou-o da capacidade de desenhar e construir projectos e infra-estruturas de grande escala, tendo-se especializado em sistemas críticos de alta disponibilidade em que a componente da segurança se assume como uma das principais prioridades. É colaborador frequente em diversos projectos open-source, muitos dos quais na área das criptomoedas.
speakers/psa.jpg
Paulo S. Almeida Professor

Universidade do Minho

Paulo Sérgio Almeida é professor no Departamento de Informática da Universidade do Minho e Researcher na área dos sistemas distribuídos no HASLab.
speakers/ali-shoker.png
Ali Shoker Researcher

INESC TEC

Ali Shoker é Senior Researcher no HASLab, INESC TEC e professor assistente convidado no Departamento de Informática da Universidade do Minho, onde leciona nas áreas dos Sistemas Distribuídos e Segurança (blockchains). Possui um PhD sobre o tema "Adaptive Byzantine Fault Tolerance”, obtido na Universidade de Toulouse, que é um caminho para construir "livros fiscais" distribuídos para Blockchain. Ali passou algum tempo no IRIT (França), INSA de Lyon (França) e EPFL (Suiça), neste último por duas vezes. O interesse da pesquisa de Ali está no entendimento e construção de sistemas distribuídos corretos, escaláveis, disponíveis, resilientes, seguros e eficientes.
Atualmente trabalha em Edge Computing (com base em Conflict-free Replicated DataTypes), Blockchain e Criptomoedas (PoW, PoX e BFT), sendo fundador do protocolo de blockchain sustentável Proof of eXercise (PoX) e coordenador do curso "Successful Systems in Production” no programa de doutoramento MAP-I.
speakers/paulo-gomes-critical.png
Paulo Gomes AI&ML Researcher

Critical Software

Paulo Gomes tem mais de 20 anos de experiência nas áreas da Inteligência Artificial e Machine Learning. Agora é responsável pela área de AI&ML da Critical Software, onde está a criar sinergias com projetos e áreas em que a Critical Software opera. O seu caminho profissional começou na Universidade de Coimbra em 1996, onde foi professor assistente e Researcher até Dezembro de 2015. Paralelamente à carreira académica, foi fundador de três companhias.